Home / Carreira / 3 Razões Pelas Quais Líderes Não Delegam!

3 Razões Pelas Quais Líderes Não Delegam!

Acreditem, saber delegar é uma das competências primordiais de um líder. Com a evolução de seus negócios, ou da empresa em que atua, fica impossível planejar e executar as operações ao mesmo tempo. Faz-se necessário então, delegar, e acompanhar os processos e resultados desejados.

Mas porque alguns líderes continuam tendo dificuldade para delegar?

Seguem 3 razões mais comuns para cair nesta armadilha. Se você quer se desenvolver, e influenciar sua equipe, evite-as:

1. Chama aquele rapazinho! Como é mesmo o nome dele?

Primeiramente pasmem: Existem líderes que não conhecem sua equipe!  A falta de proximidade dos conhecimentos, habilidades e atitudes que os mesmos possuam ou possam desenvolver, deixa o líder completamente cego, sem saber escolher as pessoas certas para às tarefas determinadas.

2014.04.30_3 Razões pelas quais líderes não delegam_2

2. Faça o que eu digo, não faça o que eu faço!

Um segundo fator importante, é o próprio líder não conhecer os detalhes da atividade, ou da tarefa a ser delegada. Isso gera um desconforto interno, já que o mesmo teme não ter conteúdo suficiente para orientar seus liderados, e teme não conseguir dar o suporte necessário. Teme a crítica.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

3. Você sabe com quem está falando?!

Por fim, existem muitas pessoas que ocupam cargos de liderança e não conseguem ser eficazes no processo de delegação por conta de seu equilíbrio emocional. A ansiedade, e insegurança, podem distanciá-lo de sua equipe. Esta proximidade, que deve ser construída de forma natural, é necessária no momento de se delegar e principalmente acompanhar as tarefas e seus resultados, garantindo assim a efetividade da ação. Um estado emocional equilibrado e bem humorado, também permite a equipe ficar a vontade na execução das tarefas, essencial para mantê-la motivada e entusiasmada.

Caso você se identifique com uma destas situações em seu comportamento, lembre-se: liderar é auxiliar as pessoas a obterem sucesso naquilo que elas fazem! Delegar é uma das ações mais importantes para desenvolver sua equipe e mantê-la motivada, afinal, todo mundo gosta de participar de atividades importantes e que acrescentem valor ao negócio!

Gostou do artigo? Tem alguma história para compartilhar? Contate-me.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

 

Forte Abraço,

Caroline Fioravante

 

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

[AprendoCast] Ep 4: O Chefe Bundinha

Conheça o chefe bundinha (você já deve ter tido um), e como não se tornar …

Comente com o Face :)