Home / Carreira / 4 Dicas Valiosas para NÃO Errar no FEEDBACK!

4 Dicas Valiosas para NÃO Errar no FEEDBACK!

Alguns gestores confundem muito, feedback com crítica ou bronca. Acabam por criar uma atmosfera negativa, muitas vezes irreversível na comunicação com sua equipe.

Saiba que o feedback é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de lideranças. Amadurecer esta competência é muito importante tanto para quem precisa dar quanto para quem precisa receber esta forma de direcionamento.

Seguem 4 dicas valiosas para não errar em sua reunião de feedback, seja ela individual ou em grupo, e produzir resultados surpreendentes e eficazes em sua equipe:

1. Encare o feedback como algo construtivo

Lembre-se que enquanto alguém ainda se comunica conosco, é porque ainda se importa conosco. Se você encara mentalmente como uma forma positiva de ajudar sua equipe à melhorar, sua postura no momento do mesmo vai transparecer isso;

 

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

 2. Seja objetivo

Feedback visa corrigir ou melhorar comportamentos. Refira-se a um comportamento que tenha observado, sem julgamentos ou generalizações. Evite criar contextos que nem chegaram a acontecer e evite rodeios, pois isso pode confundir o interlocutor. Ser objetivo não é ser grosseiro, nem seco, é apenas trasnparecer efetivamente o comportamento que precisa ser melhorado, e o impacto que ele pode ter nos resultados.

2014.05.22_4 Dicas Valiosas para NÃO Errar no FEEDBACK_2

 3. Comportamento esperado

Após falar sobre o comportamento e o impacto, não se esqueça de deixar transparente qual é o comportamento desejado. Aqui independente de como o interlocutor vai receber o feedback, que tipos de reflexão ou conscientização ele possa ter, você não peca por omissão, garantindo ter transmitido o que seria um comportamento padrão e positivo.

 4. Seja empático

Por mais que encaremos o feedback de forma positiva, a ferramenta também desencadeia um mecanismos psicológicos de defesa no outro. Caso a pessoa reaja ou queira discutir, ouça-a atentamente, e não dê continuidade ou abertura para começar uma discussão. Neste caso, encerre a conversa não deixando de transparecer o comportamento desejado. Reflita honestamente o caso, e se necessário chame a pessoa para uma nova conversa.

Acredito que a facilidade de se dar ou receber feedback, é uma característica que reflete diretamente o grau de desenvolvimento em relação as suas competências de liderança.

 Caso ainda não se sinta a vontade, invista em se autodesenvolver. Leia livros especializados em desenvolvimento de lideranças, coaching, autoconhecimento e gestão.

Independente da área específica que atue, trabalhar com pessoas é algo inerente a função de cada um.

 Não existe fórmula mágica: as dicas indicam um caminho que agregados à sua reflexão e conscientização, daquilo que é melhor para aquela pessoa e pra equipe, naquele momento, é a melhor forma de abordar o assunto. Exigindo assim, um aprimoramento contínuo de suas competências como líder e gestor. Leia também: 3 Dicas Infalíveis para Conquistar sua Equipe!

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

 

E você? Tem alguma história de feedback pra compartilhar? Comente!

Forte abraço,

Caroline Fioravante

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

[AprendoCast] Ep 4: O Chefe Bundinha

Conheça o chefe bundinha (você já deve ter tido um), e como não se tornar …

Comente com o Face :)