Alguns gestores confundem muito, feedback com crítica ou bronca. Acabam por criar uma atmosfera negativa, muitas vezes irreversível na comunicação com sua equipe.
Saiba que o feedback é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de lideranças. Amadurecer esta competência é muito importante tanto para quem precisa dar quanto para quem precisa receber esta forma de direcionamento.
Seguem 4 dicas valiosas para não errar em sua reunião de feedback, seja ela individual ou em grupo, e produzir resultados surpreendentes e eficazes em sua equipe:
1. Encare o feedback como algo construtivo
Lembre-se que enquanto alguém ainda se comunica conosco, é porque ainda se importa conosco. Se você encara mentalmente como uma forma positiva de ajudar sua equipe à melhorar, sua postura no momento do mesmo vai transparecer isso;
Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!
2. Seja objetivo
Feedback visa corrigir ou melhorar comportamentos. Refira-se a um comportamento que tenha observado, sem julgamentos ou generalizações. Evite criar contextos que nem chegaram a acontecer e evite rodeios, pois isso pode confundir o interlocutor. Ser objetivo não é ser grosseiro, nem seco, é apenas trasnparecer efetivamente o comportamento que precisa ser melhorado, e o impacto que ele pode ter nos resultados.
3. Comportamento esperado
Após falar sobre o comportamento e o impacto, não se esqueça de deixar transparente qual é o comportamento desejado. Aqui independente de como o interlocutor vai receber o feedback, que tipos de reflexão ou conscientização ele possa ter, você não peca por omissão, garantindo ter transmitido o que seria um comportamento padrão e positivo.
4. Seja empático
Por mais que encaremos o feedback de forma positiva, a ferramenta também desencadeia um mecanismos psicológicos de defesa no outro. Caso a pessoa reaja ou queira discutir, ouça-a atentamente, e não dê continuidade ou abertura para começar uma discussão. Neste caso, encerre a conversa não deixando de transparecer o comportamento desejado. Reflita honestamente o caso, e se necessário chame a pessoa para uma nova conversa.
Acredito que a facilidade de se dar ou receber feedback, é uma característica que reflete diretamente o grau de desenvolvimento em relação as suas competências de liderança.
Caso ainda não se sinta a vontade, invista em se autodesenvolver. Leia livros especializados em desenvolvimento de lideranças, coaching, autoconhecimento e gestão.
Independente da área específica que atue, trabalhar com pessoas é algo inerente a função de cada um.
Não existe fórmula mágica: as dicas indicam um caminho que agregados à sua reflexão e conscientização, daquilo que é melhor para aquela pessoa e pra equipe, naquele momento, é a melhor forma de abordar o assunto. Exigindo assim, um aprimoramento contínuo de suas competências como líder e gestor. Leia também: 3 Dicas Infalíveis para Conquistar sua Equipe!
Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!
E você? Tem alguma história de feedback pra compartilhar? Comente!
Forte abraço,
Caroline Fioravante