Home / Coaching / A diferença entre sonhar e conquistar

A diferença entre sonhar e conquistar

A diferença entre sonhar e conquistar

O futuro é sem dúvida, algo que deve ser desejado, planejado e conquistado no dia-a-dia. É muito comum no espírito empreendedor esta característica de visionar: ter uma visão em longo prazo dos seus sonhos e objetivos.

Mas o que diferencia as pessoas que desejam um futuro daquelas que realmente conquistam?

Existem pessoas que parecem ter ‘o dom’ de realizar, enquanto a maioria passa muito tempo em longos períodos de estagnação!

Diferenças

Uma característica muito sutil entre estes dois tipos, sem dúvida tem a ver com a forma com que eles enxergam estes períodos de marasmo, quando nada de novo acontece, nada muda. Observe quais características você tem manifestado em seus projetos pessoais e profissionais, isto pode te ajudar a realmente mudar o rumo das coisas, a partir de agora!

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Os Visionários

O visionário aproveita estes períodos para praticar suas habilidades, tem amor intenso ao percurso e ao planejamento: ele aproveita os períodos de calmaria para analisar, estudar e modificar o que for necessário no seu planejamento, sem perder de vista os seus sonhos. Ele entende a prática como um caminho necessário para a conclusão de seus objetivos, e a faz com amor.

Vamos nos Espelhar nos Atletas de Alto Desempenho

Ficam conhecidos nos períodos de auge da carreira, porém existem anos anteriores de muita pratica e treino, que precedem. È sem dúvida nos períodos em que o treino intenso não traz aparentemente nenhum desenvolvimento, nada muda, mas ele não desiste, e ao longo dos anos surge a excelência!

No mesmo exemplo, alguém que tem dificuldade em lidar com os períodos de inércia, desistiria dos treinos, assim que percebesse que o treino entrou numa fase de mesmice, de paralisia! Ele não encara este período como uma oportunidade de praticar suas habilidades e chegar a excelência, fica frustrado e simplesmente desiste.

2015.02.02_A diferenca entre sonhar_2

No Meio Corporativo Inclusive

Utilizamos de um jargão, para citar profissionais como este: O Pato. O pato é um animal com diversas habilidades: ele canta, anda, nada, voa… mas não faz nada bem. O profissional pato, pode ter diversas formações e habilidades, porém como não se dedica a desenvolver nenhuma delas a fundo, apresenta conhecimento superficial e teórico, podendo demosntrar dificuldades nas fases de realização e implantação de projetos, ou mesmo para gerenciar equipes rumo a objetivos a longo prazo. A característica que este profissional manifesta, é de sempre sugerir mais e mais mudanças, mascarando assim sua falta de habilidade em não conseguir persistir e entregar resultados concretos.

 

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

A Solução

É entender que a prática regular é o que leva ao aperfeiçoamento, mesmo que pareça não estar evoluído, mesmo que tenha a sensação de não estar saindo do lugar. Um dia você irá perceber que a pratica já faz parte da sua vida, e o desenvolvimento será consequência dela. Citamos os atletas, porém isso serve para qualquer esfera da sua vida: um curso de língua estrangeira, um projeto de viagem, um relacionamento, uma viagem, estudos em geral, projetos, etc…

Não estou aqui defendendo que as coisas não mudem, pelo contrário, até porque considero impossível. Peço apenas que observe, se você costuma estar alinhados com seus objetivos, e tem disciplina e persistência para praticar o que for necessário enquanto não os alcance, ou faz o tipo que acaba desistindo e mudando sempre de planos e/ou objetivos…

Qual o seu perfil?

Deixo aqui a famosa frase do poeta lusitano Fernando Pessoa: “O homem é do tamanho dos seus sonhos”. E saiba que para alcança-los, é necessário muito treino, mesmo quando nada parece acontecer! Os visionários entendem isso!

 

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

 

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

Porque Você Deve Criar a Sua Autoridade Online

Como Criar Autoridade Online: Preview No artigo anterior eu falei o que é autoridade online, …

Comente com o Face :)