Home / Carreira / As 10 Competências Chaves dos Líderes

As 10 Competências Chaves dos Líderes

Independente do grau em que você exerça sua liderança ou o quanto você esteja avançado em seu desenvolvimento pessoal e profissional, competências de liderança devem representar uma busca incansável e uma renovação constante em seu aprendizado.
 Inspirada em artigo de Jill Geisher, que é Diretora dos cursos do Poynter Institute’s Leadership and Management, trago as 10 competências de liderança da atualidade, que você não pode deixar de desenvolver para melhor liderar sua equipe. São elas:

2014.04.26_10 competencias chave_3 

1.Pensamento Estratégico:

Mesmo que a sua empresa ou projeto, não tenha um pensamento estratégico definido, você como líder precisa estar em consonância com a visão (onde queremos chegar), na missão (como chegaremos) e nos valores intrínsecos da sua organização.
Cabe ao líder alinhar as expectativas e o ‘modus operandi’ de sua equipe aos desejos da organização.

2. Colaboração:

Estabelecer relacionamentos e vencer o desafio do distanciamento. Muitos líderes cometem esta falha especialmente quando lideram grandes equipes, ou empresas que ainda adotam uma hierarquia em uma matriz matricial forte. Cabe ao líder sempre a responsabilidade de romper as barreiras do distanciamento, do domínio pelo poder e da discórdia.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

 3. Inteligência emocional: 

O líder deve ter  em mente de que a sua energia, empatia, postura, confiança e otimismo afetam todas as pessoas ao seu redor. Deve ser capaz de superar obstáculos, desafios, ser resiliente.  Basicamente um líder deve ser capaz de conhecer os próprios sentimentos e desenvolver a capacidade de lidar com eles, e consequentemente das pessoas que o rodeiam.

4. Pensamento crítico:

Estar atento, observar o mundo e o meio ao seu redor, agregado ao conhecimento e inteligência emocional adquirida possibilitam ao líder um pensamento crítico, reflexivo e voltado para soluções.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

5. Comunicação:

O líder deve treinar suas capacidades de comunicação. Lembramos aqui que comunicação numa esfera ampla: verbal e não-verbal.  Ser um bom ouvinte, alinhar a linguagem com o interlocutor, organização lógica de ideias, até mesmo a capacidade de contar histórias e postura corporal, potencializam a os resultados de uma liderança eficaz

2014.04.26_10 competencias chave_5

6. Motivação:

E aqui eu acrescentaria um ponto de partida. O líder da atualidade deve ter a capacidade de se automotivar. Encontrar o propósito, as possibilidades de crescimento pessoal e profissional, para depois compartilhar esta energia. Espelhar nas pessoas sempre um desejo maior de desempenhar seu trabalho com excelência.

 7. Feedback:

Existem várias técnicas para aperfeiçoar esta importante habilidade. Independente disso: Feedback não é crítica construtiva, nem bronca! É uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de competências de sua equipe, quando bem executada. Além de um fator chave na melhoria da qualidade do comportamento das pessoas.

8. Conversas difíceis:

Eis umas das maiores dificuldades que permeiam as lideranças. Lidar com objeções, pode ser um grande pesadelo, mas deve ser desenvolvido. Evitar conversas difíceis pode dizimar a transparência na comunicação, gerando insegurança, instabilidade e mesmo transformar um clima positivo em um clima de fofocas, e conversas truncadas.  Saber superar as barreiras psicológicas de uma conversa difícil, dar limites, ou mesmo sabe dizer ‘não’ quando necessário, potencializam a reputação de um líder justo, que colherá relações de confiança.

9. Coaching:

Coaching é um processo que potencializa no outro o desenvolvimento e o alcance de seus objetivos. Um líder coach é aquele que consegue trabalhar  competências duradouras, potencializar a motivação e aumentar a produtividade de sua equipe, já que o foco será sempre despertar a melhor versão de sua equipe.
 

10. Inspiração:

Compartilhar os valores pessoais, profissionais e organizacionais! Não se trata aqui num discurso bem redigido e bem pronunciado, e sim na capacidade de demonstrar no outro aquilo que realmente acredita, aquilo que o apaixona. Viralizar por meio de palavras e principalmente atitudes.
Independente do perfil profissional que você apresente hoje lembre-se que acima de tudo, um líder se permite aprender constantemente. Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que você pode aprender, treinar e desenvolver ao longo de sua carreira.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup
Não deixe de compartilhar e incluir no comentário as suas dicas! A missão é grande e sua palavra pode fazer a diferença na vida de alguém!
Um abraço!!!

Caroline Fioravante

PS: Não deixe de enviar seu comentário 🙂

 

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

[AprendoCast] Ep 4: O Chefe Bundinha

Conheça o chefe bundinha (você já deve ter tido um), e como não se tornar …

Comente com o Face :)