Home / Carreira / Até que a morte nos separe…O tal do Comprometimento!

Até que a morte nos separe…O tal do Comprometimento!

Nas empresas que passei, líderes, gestores e executivos estão sempre a se queixar sobre ‘a falta de comprometimento’ dos colaboradores.

Mas o que é comprometimento?

Originado no latim, do termo compromissus que indica uma promessa recíproca. Qualquer semelhança com á celebre frase ‘até que morte nos separe’ não é mera coincidência. Então comprometimento depende também da responsabilidade de quem se compromete.

Mas se para os relacionamentos já não está fácil, imagine no mundo empresarial!

Alguns autores estudiosos, afirmar que o comprometimento organizacional se divide em três etapas ou níveis. Vale lembrar que os níveis de comprometimento podem coexistir em graus diferentes dentro de cada colaborador.

2014.08.06_O tal do comprometimento_2

1. Comprometimento afetivo

O trabalhador tem um vínculo afetivo, uma relação emocional com a empresa que trabalha, e por isso deseja permanecer nela.

2. Comprometimento instrumental

O trabalhador entende que precisa do salário, que a empresa atende suas necessidades básicas e psicológicas, e teme obter prejuízos, caso resolva sair da empresa.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

3. Comprometimento normativo

Aqui, o comprometimento só existe, pois internalizou alguma norma de pressão interna, e entende que são forçados a permanecer na empresa.

Os autores também revelam que dificilmente um colaborador é comprometido se não há motivação. Entra aqui o poder e responsabilidade dos líderes, em descobrir a real motivação (motivo da ação) de cada membro da sua equipe, de forma a despertar o real desejo de seu colaborador à comprometer-se com suas atribuições.

Um trabalhador dito comprometido, cumpre as tarefas que foram delegadas, e está focado no trabalho. Além de ser leal, está sempre pronto à flexibilizar sua rotina quando necessário.

Deixo o questionamento:

  • O que difere um colaborador comprometido de um não comprometido?
  • Qual o papel dos líderes no comprometimento da sua equipe?
  • Comprometimento é causa ou consequência de uma equipe motivada?

 Faça uma Reflexão:

Porém, gostaria de finalizar com uma reflexão importante sobre o tema, seja você líder, operacional, tático. Aqui pouco importa a função ou grau hierárquico que você está locado dentro da companhia. Se comprometimento está tão próximo do significado de responsabilidade, independente do momento que viva, o laço ou vínculo que tenha com sua empresa ou negócio, não espere mudanças externas: trabalhe sempre com qualidade.

 2014.08.06_O tal do comprometimento_3

4. Mostre seu Potencial

Mostre o potencial e segurança que possui no exercício de suas atividades. Elimine os pensamentos ‘estou nem aí’, ‘se ninguém fizer, também não faço’, ou ‘deixo a vida me levar’. Aproxime-se de pessoas, que assim como você, são comprometidas, independente da fase da carreira que estão. Deixe sua marca brilhar. Mostre a sua melhor versão, e não esqueça que o maior responsável pela sua carreira, é você mesmo, afinal a carreira é sua: “até que o morte os separem…”

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

 

 

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

[AprendoCast] Ep 4: O Chefe Bundinha

Conheça o chefe bundinha (você já deve ter tido um), e como não se tornar …

Comente com o Face :)