Home / Carreira / Como Arrumar Emprego em Tempos de Crise em 12 Passos

Como Arrumar Emprego em Tempos de Crise em 12 Passos

Poucas coisas podem assustar mais do que ser demitido em meio a uma crise econômica! Ainda mais se recaem sobre você diversas despesas familiares, que não possuem outra fonte de receita!

Então o que fazer?

É normal que bata um pânico, certo desespero… Principalmente se você estava num cargo ou em uma empresa há mais tempo, e se considerava relativamente estável!

 Porém este é o momento de manter a calma, controlar e eliminar sentimentos e pensamentos negativos. Estes só irão cegá-los em relação às oportunidades que estão te rodeando!

perdi-meu-emprego

Segue algumas dicas para te ajudar a manter as coisas tranquilas e positivas, até uma recolocação profissional.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

1.Como Arrumar Emprego: Seja transparente

 

Se você tem sua própria família, como agente mantenedor, tenha uma comunicação aberta e transparente com todos.  A situação mudou, e as atitudes de todos devem mudar também, principalmente em relação aos hábitos de consumo. Além do mais, compartilhar seus sentimentos com todas as pessoas que realmente são importantes para você, mesmo que por hora, um pouco negativos, farão com que sua família crie uma empatia com sua situação, e te apoiem nos seus novos projetos!

 2. Como Arrumar Emprego: Levantamento de contas

 

Hora de enxugar as contas: faça um levantamento de todas as suas despesas fixas, e estime as variáveis. Caso você esteja pendurado no cartão de crédito… Não ignore (e sugiro que não faça mais isso). Procure o seu gerente o quanto antes, e verifique quais possibilidades você tem para adimpli-las. Lembre-se que cada caso é um caso. Às vezes diminuir a parcela, às vezes diminuir os juros… Estude o que é mais adequado para a sua situação.

 

3. Como Arrumar Emprego: Corte os supérfluos

 

Honestamente nós, seres humanos, consumimos muito mais do que precisamos para sermos felizes. Boa parte do nosso consumo de bens duráveis ou não, está muito mais ligado a um alinhamento social (para pertencer e se igualar a um determinado grupo), do que propriamente uma necessidade ou vontade. Pense nisso!

 Como Arrumar Emprego em Tempos de Crise em 12 Passos_2

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

4. Como Arrumar Emprego: Seja produtivo

 

Se você estava há tempos sem férias ou descanso, programe alguns dias para isso. Se tiver condições financeiras, viajar pode oxigenar as ideias. Porém, atente-se para o tempo ocioso e seja o mais produtivo possível: em casa, com a família, amigos, networking, estudos, cursos. Aproveite o momento para refazer o planejamento da sua carreira, pesquisar oportunidades na internet, tirar os sonhos da gaveta! Faça seu plano de ação! (LINK)

 

 5. Como Arrumar Emprego: Atualize-se

 

Seja sincero consigo mesmo: Você sabe o real motivo que foi desligado? Muitos gestores e empresas tem uma imensa dificuldade em dar feedback, e normalmente justificam como ‘cortes de despesas’.

 

Mas na verdade, outros aspectos (normalmente comportamentais) podem estar por trás do seu desligamento. Se você tiver maturidade para receber críticas, procure saber o que acham de você, e onde você estava falhando. Amigos podem ser úteis e mais carinhosos. E como ninguém é perfeito, saber o que precisamos melhorar, e procurar crescer nisso, pode ser um presente além de um divisor de águas na sua vida pessoal e profissional.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

6. Como Arrumar Emprego: Informação é Poder 1

 

Existem muitos cursos e palestras gratuitas, nas universidades, centros administrativos, órgãos como o SEBRAE, SENAC, etc. Não subestime o poder de compartilhar e receber conhecimento. Mesmo que o tema não te chame muito atenção, se tiver a ver com alguma competência profissional participe. Lembre-se que você está ocioso, conhecimento é uma bagagem leve… Não pesa nada! Além do mais são excelentes momentos para fazer networking.

ca. 2001

 

7. Como Arrumar Emprego: Informação é Poder 2

 

Aproveite também para colocar a leitura em dia. Se não tiver dinheiro para comprar livros, isto não é desculpa! A internet está cheia de plataformas, livros em pdf e cursos gratuitos profissionalizantes. Você andava reclamando que não tinha tempo para se atualizar, organize sua rotina e bons estudos!

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup
 

8.    Como Arrumar Emprego: Cuidado com a linguagem 1

 Se alguém te perguntar, o que está fazendo atualmente, você diria: ‘Estou desempregado?’.

 Não estou dizendo de maneira alguma, que você deve mentir ou inventar, porém, observe o peso das palavras:

 – O que tem feito? – Estou Desempregado.

 Com outro olhar:

– O que tem feito? – Estou me recolocando no mercado.

– O que tem feito? – Estou em busca de novas oportunidades profissionais.

 Você sente a diferença? Imagine-se encontrando um amigo, os diálogos acima. Por favor, compartilhe suas impressões nos comentários.

 

9. Como Arrumar Emprego: Cuidado com a linguagem 2

 

Tem gente que esquece ou desconhece o poder das redes sociais… Reveja seus perfis, atualize suas informações, elimine fotos com bebidas, festanças etc. Exclua qualquer tipo de compartilhamento que possa criar divergências culturais, políticas, sexuais, religiosas etc.

 

Lembre-se que hoje em dia, os recrutadores estão de olho nestas informações, e se você for incoerente com a imagem que passa em seu curriculum… Ele dificilmente irá sequer, para o banco de dados.

 Como Arrumar Emprego em Tempos de Crise em 12 Passos_4

10. Como Arrumar Emprego: Cuidado com a linguagem 3

 

Seu curriculum deve ser coerente com sua experiência e objetivos. Assim você evita chamados para vagas que não tem a ver com seu perfil financeiro e profissional (e isso pode te desmotivar).

 

Não se esqueça da linguagem e da estética (aparência), afinal não há uma segunda chance de causar uma excelente primeira impressão!

 

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

11. Como Arrumar Emprego: Procure oportunidades

Existem diversos sites, plataformas, headhunters, tudo acessível ao seu computador. Amigos podem ser muito úteis com indicações. Aproveite para marcar os todos os cafés que está devendo.

 

12. Como Arrumar Emprego: Mantenha-se Positivo

 

O que te dá força? Família, espiritualidade, novos projetos? Identifique aquilo que te dá força e motivação para passar esta fase.

 

Manter a mente positiva é essencial para atrair e buscar oportunidades. Você precisa estar positivo, para passar uma impressão positiva para as pessoas! Não deixe o ócio ou o tédio intervirem nesta sua fase… Seja produtivo, lembra? Isso te ajudará a se manter positivo, pode acreditar!

 

Se você já passou por uma fase dessas, compartilhe sua experiência! Deixe suas dicas, você pode ajudar um leitor a sair da crise, e encontrar novas oportunidades.

 

Lembre-se também que se manter positivo, produtivo e atualizado, ajuda também a manter seu emprego ou seus negócios no eixo.

 

Caso não esteja satisfeito com eles, uma transição de carreira em meio à crise é possível, porém pode e deve ser feita de maneira planejada, para ter resultados eficazes.

 

Agora, se você tem o espírito empreendedor, e sonha em trabalhar para si mesmo, eu diria: Porque não agora? Mas este assunto fica para um próximo artigo!

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

 

Um abraço,

Caroline Fioravante

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

2016.02.18_Aprendocast4_lider

[AprendoCast] Ep 4: O Chefe Bundinha

Conheça o chefe bundinha (você já deve ter tido um), e como não se tornar …

Comente com o Face :)

  • Hudson

    Parabéns, Caroline! Estou passando por esse momento e estou seguindo muitas das suas dicas. Como dizia minha avó, uma cabeça vazia vira morada do mal..ė preciso se renovar, investir em si mesmo e se preparar para a próxima oportunidade, que surgirá, se procurar nos locais certos. Ė importante também ter paciência para o momento certo e resiliência pra entender as coisas que não serão do jeito que se imagina.

    • carolinefioravante

      Hudson!
      Palavras de Mestre! Obrigada por compartilhar: paciência e resiliência!
      Abraço e Sucesso para nós!