Home / Empreendedorismo / Como Definir Metas em 5 passos (E não Lamentar no Reveillon!)

Como Definir Metas em 5 passos (E não Lamentar no Reveillon!)

O semestre acabou:  lá se vai metade do ano… Você se lembra das suas metas do Réveillon?? Comeu uva, pulou as sete ondinhas, e no dia 1° de janeiro, dia mundial da ressaca, você entrou na rotina, ligou o piloto automático, e tudo está como era antes, e agora?

Porque as pessoas têm dificuldades em estabelecer uma rotina que vá ao encontro de suas metas? Ainda dá tempo!

Você pode agir a partir de hoje, tire uma hora do seu dia, e reavalie suas metas.

Existe uma técnica para definição de objetivos, conhecida como SMART! Além da expressão em inglês, significar ‘esperto’, as letras se referem aos pontos que devem ser refletidos para que você possa definir seus objetivos com clareza, e não mais deixá-los para trás.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

2014.07.02_Defina Metas_3

  1. Specific (Específica)

    Qual é sua meta? Seu objetivo? Ele tem que ser específico. Ter qualidade de vida pode significar uma rotina pra João, e outra pra Maria, por exemplo. Porém fazer uma dieta com o auxilio de uma nutricionista e praticar atividade física quatro vezes por semana, é algo específico!

  2. Measurable (Mensurável)

    Quer dizer que você deve quantificar a sua meta, para que você possa acompanhar os resultados positivos ou negativos, e se os mesmos estão proporcionais ao seu desempenho. No exemplo “qualidade de vida”, você foi a nutricionista, que te passou um cardápio variado com foco em uma dieta de 2000 mil calorias, e sugeriu que você fizesse atividade física quatro vezes na semana. Sendo assim, a partir disso você pode planejar e acompanhar sua rotina (quantas vezes conseguiu? Quantas vezes falhou?). Acompanhar os resultados irá te ajudar a alcançar sua meta!

    Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

    Close this popup
  3. Attainable (Atingível)

    Sua meta é possível? Muitas pessoas acabam desistindo criar metas que dificilmente conseguirão atingir, ou pela rotina, ou pelo excesso de rigor da meta. A não ser que você seja um atleta, não existe necessidade de praticar 4 horas de atividade física diária, para ter mais qualidade de vida… E dificilmente, uma pessoa com uma rotina tradicional (trabalhos, estudos, família, amigos) irá conseguir  dedicar tanto tempo num dia só para isso. Ou seja, neste caso, o excesso de rigor, faz com que as pessoas se frustrem e abandonem suas metas. “As pessoas não falham, elas desistem”.

  4. Relevant (Relevante)

    Por que atingir este objetivo é importante para você? O que ele te traz de benefícios? O porquê de querer algo é importante também como fator de conscientização de uma determinada ação. “Mais qualidade de vida” pode significar ter menos problemas de saúde, se livrar do estresse ou melhorar a autoestima, aumentar a satisfação com a própria aparência! O importante é buscar o que é significativo para você, e não para terceiros. Estar mais consciente do que importa pra você auxilia, e muito, a não desistir dos seus sonhos.

    2014.07.02_Defina Metas_2

  5. Time-bound(Prazos)

    Crie datas de realização. Pode ser uma data início-fim, ou datas  específicas (marcos) para reavaliar seu desempenho. Começa quando? Termina quando? É uma rotina? Você reavalia seu desempenho diário, semanal ou mensalmente? Criando prazos desenvolve-se uma pressão interna de realização dos seus objetivos. Vantagens: evita procrastinação, pode ser feito um agendamento. Infelizmente existem pessoas que deixam para última hora, mas mesmo que este seja o seu caso: Quando é a última hora?

Espero que em seu próximo Réveillon, você possa celebrar todas as grandes realizações!! E que enfim, deseje novos objetivos, novas metas, novos sonhos! Sonhe Alto!

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

 

 

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

2016.02.18_Aprendocast5_metas

[AprendoCast] Ep 5: Porque Você Não Bate Meta?

É verdade que a maioria das pessoas já conhecem a importância de se ter metas, …

Comente com o Face :)