Home / Carreira / Como Ser um Líder de Sucesso – Parte 1

Como Ser um Líder de Sucesso – Parte 1

Como Ser um Líder de Sucesso: O Que as Empresas Querem?

Boa parte das pessoas e empresas que atendo, me procuram desejando encontrar as respostas de Como Ser um Líder de Sucesso. Querem desenvolver as competências de liderança por diferentes motivos, talvez uma dessas razões também seja a sua:

  • Assumiram ou estão para assumir seus primeiros passos na liderança;
  • Empreendedores que precisam desenvolver estas competências;
  • Líderes já estabelecidos que precisam melhorar os resultados da equipe.
Mas como se tornar um líder de sucesso, em uma época em que as coisas mudam tanto?

Muito se fala sobre a importância da liderança, porém o mercado ainda procura gestores, e o conceito de ‘chefe’, se diabolizou… Há muito tempo ficou para trás. Mas na verdade, ainda encontramos muito o perfil de chefe por aí: Será que é o seu caso?

Para não embaralhar, vamos definir os 3 principais perfis. Gostaria de salientar que os perfis que vou descrever estão estereotipados, ou seja, vou focar nas características principais. Não necessariamente, você, o seu chefe ou gerente agem exatamente desta forma.

liderança

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Como Ser um Líder de Sucesso: O Perfil Chefe

Os ‘chefes’ são pessoas com um modelo de comportamento profissional que tem a tendência de comandar pelo poder/cargo/função em si. Adoram impor ordens e agir de forma autoritária. Demonstram dificuldades para delegar, e costumam dizer que só eles sabem executar determinada tarefa, ou pior: executá-la bem. Este viés tende a esconder mais a sua insegurança em manter o cargo/emprego, e fomentar sua vaidade e imagem.

O Chefe também costuma ver e tratar seus colaboradores como funcionários subordinados, que devem seguir as ordens, e executar as tarefas. Outro problema aqui, é que não há liberdade para execução. Como só ele sabe ‘fazer bem feito’, não basta executar, tem que ser da forma que ele acha bom. Mesmo quando os processos da sua empresa não sejam desenhados, ou quando se trata de elaborações criativas e subjetivas.

liderança 1

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Como Ser um Líder de Sucesso: Chefe Motivando…

Incentivar, motivar para que? Você não faz mais que a sua obrigação, está sendo pago para isso! (Quem nunca ouviu isso, que me atire a primeira pedra!). Outro pensamento típico é em relação ao elogio. Ele sinceramente acredita que elogiar pode ‘estragar’ as pessoas, ou dar-lhes motivos para muita intimidade. Sim, eles são temidos!

Outro ponto muito comum, é que normalmente são extremamente críticos, e por melhor que tenha sido o seu trabalho, a intenção é sempre encontrar um defeito. Quando encontra vai logo culpando e responsabilizando a equipe. Mas se caso contrário seu trabalho for brilhante, não se assuste se ele se vangloriar, e guardar os louros para si!

Agora que você entendeu o perfil de ‘chefe’, no próximo artigo traremos o perfil do ‘Gerente’. Assim você irá conseguir distinguir tanto o perfil que mais se assemelha com você, quanto aquele que você quer ser!

Já teve um chefe típico? Conta pra mim nos comentários… Sua experiência pode ajudar outras pessoas!

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Um abraço,

Caroline Fioravante

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

[AprendoCast] Ep 4: O Chefe Bundinha

Conheça o chefe bundinha (você já deve ter tido um), e como não se tornar …

Comente com o Face :)