Home / Carreira / Como Ser um Líder de Sucesso – Parte 2

Como Ser um Líder de Sucesso – Parte 2

No artigo anterior da série Como ser um Líder de Sucesso, falei do perfil do ‘Chefe’. Ainda muito encontrado nas empresas. Na verdade este perfil ainda é, mesmo que ocultamente, desejado por alguns empresários.

Neste artigo veremos como o perfil de ‘Gerente’, já traz uma evolução em relação ao ‘chefe’ em si. Eu arriscaria dizer que também é um perfil comum, especialmente em pessoas que se formam em áreas como administração, contabilidade, finanças e vão para o mercado de trabalho, sem ter tido experiência anterior com pessoas, ou mesmo no operacional das empresas.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

2015.08_Como se tornar um lider

Como Ser um Líder de Sucesso : O Perfil Gestor

O perfil gerente já é um avanço em relação ao chefe, e espero que você consiga captar isso nas próximas linhas. Ele é focado nos resultados do negócio, conhece os processos e procedimentos internos da empresa, porém normalmente os prioriza em detrimento das pessoas e inovações.

Como sempre está focado na execução do procedimento correto, pode burocratizar demais o setor, criando excessos de protocolos. Geralmente adora um gráfico ou planilha, porém acaba apenas apontando o problema para equipe, ou acompanhando os resultados. Mas tem dificuldades com pessoas, e não utiliza isso para buscar soluções ou replanejar o rumo da empresa.

Tende buscar a responsabilidade individual de cada função. Pela dificuldade de ter uma visão sistêmica e holística de processo de trabalho, sonega informações relevantes para a comunicação interpessoal da equipe.

2014.08.27_O grande Vilão do Empreendedor_3

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Como Ser um Líder de Sucesso: Ele até gosta de pessoas, mas…

Centrado na produção em si, pode apresentar visão apenas de curto prazo, e excessivamente técnica. Não costuma valorizar pessoas sem formação acadêmica, ou com formação inferior à sua, e conhecimento empírico deve ser algo relacionado aos estágios que fez na faculdade…

É ético! Sempre busca uniformidade nas decisões, e não é adepto às mudança, especialmente se ele considera que as coisas estão indo bem: “Time que se ganha, não se meche”.

Percebe como o perfil gerente já é uma evolução? Ele não está mais focado no poder em si, mas sim em assegurar os resultados da empresa a qualquer custo. Porém acaba focando no método, nas ferramentas de gestão, e menos nas pessoas.

No próximo artigo da série ‘Como se tornar um Líder de Sucesso’ veremos o perfil de líder, o porquê tem sido dado tanta importância a este perfil. Mas também veremos as dificuldades que os Líderes ‘puros’ podem demonstrar, e o porquê é interessante ser um Líder-Gestor.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Sua atitude pode ajudar alguém: Compartilhe o artigo, e deixe seu comentário!

>> Clique para Ler a Parte Final do Artigo “Como Ser Um Líder de Sucesso” <<

Um abraço!

Caroline Fioravante

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

2016.02.18_Aprendocast4_lider

[AprendoCast] Ep 4: O Chefe Bundinha

Conheça o chefe bundinha (você já deve ter tido um), e como não se tornar …

Comente com o Face :)