Home / Coaching / Como tomar decisões mais positivas

Como tomar decisões mais positivas

Uma simples decisão de compra pode representar algo extremamente complexo para algumas pessoas.

Mas o que está por trás disso?

Por trás de sua falta de tomada de decisão, pode estar um dos seus maiores inimigos: o medo daquilo que não conhecemos, principalmente das consequências que a nossa decisão possa trazer.

Se você está se sentindo assim, em relação a qualquer decisão que precise tomar neste momento: profissional, investimento financeiro, mudança de vida, relacionamento novo ou velho, ou o aceite de um simples convite, seguem algumas dicas que podem te auxiliar a tomar decisões mais assertivas, ou pelo menos minimizar o ‘fator medo’, como uma variável limitante que pode te impedir de ter resultados positivos em sua vida.

2015.01.14_Como tomar decisoes_2

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Conheça-te

Parece até clichê, mas o autoconhecimento traz autogerenciamento de suas emoções, pensamentos e decisões. Traz uma perspectiva solidária em relação às próprias limitações. Você avalia sem frustração os cenários que podem se desenrolar após sua decisão, e compara-os com seus recursos e estruturas atuais. Avaliando assim, as possibilidades juntamente com seus próprios limites.

 

Analise a causa do problema

Muitas vezes o que está te incomodando são os efeitos do problema, e você sente necessidade de tomar uma decisão imediata. Mas qual a causa? O porquê ele está acontecendo? Chegar à causa específica de um problema pode te dar um novo olhar sobre o mesmo e até mudar a sua decisão, ou mesmo sentir que nada precisa fazer neste momento.

Foco no futuro

Ao invés de estar sempre analisando seu estado atual, e comparando com eventos e situações que ocorreram no passado, foque no futuro! Imagine o cenário você deseja vivenciar, pense em todas as alternativas que você possui hoje, para construir o futuro desejado. Como cada uma delas pode te trazer resultados semelhantes ou diferentes?

 

Temos uma tendência a analisar as coisas de forma superficial e escolher caminhos mais fáceis… Às vezes até abandonando planos em andamento, por uma grama vizinha bem verdinha.

 2015.01.14_Como tomar decisoes_3

Mas será que é realmente isso que você quer? Você consegue se imaginar como gostaria de estar daqui á um ano? E em três anos? Essa capacidade de projetar nossos desejos ajuda-nos a tomar decisões mais assertivas com nossos projetos! Então feche os olhos, e faça aquela velha pergunta:

Quem eu quero ser quando crescer

Irá te ajudar não só a tomar decisões, mas modelar sua atitude hoje, em relação a quem você, realmente quer ser!

  

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

 

Forte Abraço,

Caroline Fioravante

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

como criar autoridade online 2.2

Porque Você Deve Criar a Sua Autoridade Online

Como Criar Autoridade Online: Preview No artigo anterior eu falei o que é autoridade online, …

Comente com o Face :)