Home / Dica de Livro / Dica de Livro: O Poder do Hábito (Parte 2 de 3)

Dica de Livro: O Poder do Hábito (Parte 2 de 3)

Eu gostaria muito que você tenha se convencido a iniciar a leitura deste livro: O poder do hábito.

No primeiro post, eu dei algumas informações mais técnicas e a minha impressão sobre o por que de eu acreditar que é realmente uma leitura importante para você.

Na segunda parte do artigo, irei trazer alguns conceitos sobre o hábito em si, que o autor Duhigg tanto explana com vários exemplos claros, e interessantes.

#Razão 3: Mas afinal o que é hábito?

Baseado nas pesquisas, o autor traz o conceito do ‘loop do hábito’:

 

  • Gatilho ou deixa: é o que se inicia o processo do hábito.  Seu cérebro irá detectar um gatilho padrão ou uma sugestão que irá ativar a ‘deixa’ para iniciar o processo do hábito. Assim você irá agir de forma programada, (liberando seu cérebro para outras atividades).
  • Rotina: é justamente o comportamento enraizado, programado pelo cérebro, e que atende a sequencia daquela ‘deixa ou gatilho’. São ações que se desenrolam, e que você começa a realizar sem perceber.
  • Recompensa: é o objetivo final, quando o hábito é acionado e frequentemente está relacionado a uma sensação de prazer, saciedade ou realização.2015.02.25.Dicadelivro_poder do agora 2.3_1

 

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Lembro-me de um chefe meu que se dizia “inteligente preguiçoso”… é um pouco como nosso cérebro funciona. O gestor inteligente preguiçoso, esta sempre buscando soluções (inteligentes e éticas) para facilitar o trabalho ou trabalhar menos tendo o mesmo resultado (de qualidade). Ou seja, um líder inteligente preguiçosos, é aquele que treina sua equipe, cria processos, melhora a comunicação, ou seja usa todos os recursos necessários para deixar sua empresa ou equipe ‘tão redonda’ que tudo anda bem sozinho, e ele pode somente acompanhar e inovar (sem tanto esforço laboral e mais intelectual).

O cérebro é da mesma forma: no começo é uma escolha sua. De acordo com que aquele comportamento vai se repetindo, o cérebro decora o seu comportamento e logo estará replicando sem grandes esforço intelectual.

Já imaginou que andar pode ser uma atividade física extremamente complexa: Perna direita, esquerda, equilíbrio, direção, peso corporal, velocidade… Mas seu cérebro já ‘decorou’… Já virou um hábito! Você já o faz sem notar, até dar aquele tropeção no meio da rua, ou aquela topada do pé na quina da cama.

#Razão 4: Se eu ler o Livro, posso melhorar meus hábitos?

Sim e não!

Sim por que modificar hábitos é possível. Porém saiba que é uma tarefa que envolve um pouco de persistência (eu acredito que você tenha, já que está lendo este artigo até agora).

As descobertas envolvidas no livro dizem que “Os hábitos nunca desaparecem de fato.”. O que você pode alterar é o loop do hábito, alterando as rotinas escolhidas. Para isso você deve observar muito bem os hábitos que possui, identificando exatamente os gatilhos e deixas, a rotina em si, e a recompensa.

A persistência é necessária, já que a nova rotina deve ser uma escolha sua! Até que o cérebro realmente memorize a nova rotina. Porém o hábito antigo sempre estará registrado anteriormente: por isso disciplina e persistência são tão importantes até que seu novo hábito esteja bem concretizado.

#Razão 5: Hábitos Mestres

Outro conceito importante que Duhigg nos presenteia, são os chamados ‘hábitos mestres’. Estes são hábitos que adquirimos e que são capazes de trazer benefícios paralelos em outras esferas da vida. Um dos mais reconhecidos é a pratica regular de atividade física:

“Quando as pessoas começam a se exercitar regularmente, começam a mudar outros comportamentos que não estão relacionados à atividade física. Passam a comer melhor e a levantar da cama mais cedo. Fumam menos e se tornam mais pacientes. (…) Não está completamente claro porque isso ocorre, mas está provado que exercício é um hábito mestre, que propaga mudanças em todos os aspectos da vida.”

Então se você está em casa, decidindo se começa um esporte, caminhada ou se faz matricula na academia, saiba que o hábito de praticar atividade física irá te trazer inúmeros benefícios em sua vida pessoal, profissional e mesmo amorosa! Que tal começar modificando o hábito do sedentarismo?

Agora que você já entendeu um pouco sobre os hábitos e como eles afetam seu comportamento. Não deixe de ler o terceiro artigo, onde te dou as razões para ler, e o que sua carreira ou empresa pode ganhar com a leitura deste livro! 

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

 

Para ler a Segunda Parte da Final >>> Clique Aqui <<<

Te aguardo lá!

Abraços,

Caroline Fioravante

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

como criar autoridade online 1.4

Como Criar Autoridade Online: Afinal O Que é?

Como Criar Autoridade Online: Afinal O Que é? É possível que você ainda não tenha …

Comente com o Face :)