Home / Coaching / Dica de Livro: “Um Novo Mundo” Eckhart Tolle

Dica de Livro: “Um Novo Mundo” Eckhart Tolle

Estamos vivendo um momento único em nossa humanidade, hoje, capaz de criar um ‘Novo Mundo’ com mais amor, sanidade e presença. De acordo com o autor do livro “Um Novo Mundo”, Eckhart Tolle “Esse é o despertar espiritual que estamos começando a testemunhar agora.” .
Toda a narrativa do livro tem como propósito o despertar para outro nível de consciência, trazendo conteúdo que nos posiciona em outra perspectiva em relação a si, ao outro e por consequência ao Mundo em que vivemos. “Se você não sabe o que significa despertar, continue lendo. Só por meio da experiência se conhece o verdadeiro sentido dessa palavra.” – Eckhart Tolle
 Para esta mudança acontecer, o autoconhecimento é o principal, e mesmo único caminho a se seguir. Conhecer as estruturas egóicas construídas mesmo durante a gestação, e nossos padrões mentais é a principal via rumo a uma consciência maior.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup
Nossos condicionamentos mentais, ‘adquiridos’ de acordo com o meio familiar, social e do próprio inconsciente coletivo em que vivemos, constroem crenças limitadoras que normalmente nos condicionam a atitudes de auto-boicote, dor, insatisfação, críticas e julgamentos.
O ego é o agente psicológico que como defensor da personalidade, apega-se e identificam-se com nossos processos mentais, desencadeando emoções atemporais, de posse, julgamento, comparações qualitativas e quantitativas, entre outras manifestações do que considera ‘o eu’, e por consequência ‘o meu’.
Condicionado a existir, o ser humano é impulsionado às atitudes de imposição ou anulação de personalidade, quase que como se para existir fosse necessário o ‘contra existir’. Surge o conceito do corpo de dor: um círculo vicioso de energia criada na identificação de pensamentos que geram emoções, que se retroalimentam para se perpetuarem, confirmando assim, a personalidade.
A Humanidade vem se desenvolvendo ao longo dos milênios, numa dança entre imposição cultural e territorial, defesas de soberania, e aniquilação daquilo que represente perigo. A mente e o ego humanos, enquanto inconscientes, manifestam nos grupos, as mesmas estruturas primordiais que um ser humano não desperto.

2014.04.06_Um novo mundo_2

Mesmos grandes filósofos, como Descartes que revolucionou a humanidade há sua época, trazendo em seu “discurso sobre o método” a célebre frase: “Penso, logo existo”. O autor buscava a verdade por meio de um pensamento lógico e racional. Trazendo a autoridade da razão, o homem se identifica com o pensamento, logo é o pensamento.
Foi necessário 3 séculos para que outro filósofo francês, Jean Paul Sartre, conhecido como o representante do existencialismo trouxesse uma visão diferente. Sua filosofia narrava que no caso do ser humano, a essência precederia a existência. Todas as outras coisas são o que são sem definição, bem como o homem existe antes mesmo de criar a sua ‘essência’.
A compreensão de que as estruturas egóicas e mentais são momentâneas, traz ao ser humano um estado de auto-observação. A compreensão que o único momento que existe é o ‘agora’, por mais que a nossa mente e nosso ego estejam sempre focados em memórias ou projeções futurísticas. Permanecer no agora  nos faz entender quanto efêmeros podem ser nossos pensamentos, e quanto pudemos ser conduzidos por eles, quando nos identificamos com o pensar e sentir, adquirimos qualquer personalidade fugaz.
Este estado de presença, ou seja, desenvolvendo este observador, o ser humano é capaz de tornar-se livre em suas escolhas, e responsável pela sua existência, agindo em sua totalidade e presença.
Assim sendo, a alegria em nosso Ser é a única felicidade. Sendo um estado de espírito livre e não identificado com pensamentos, bens materiais, pessoas, fatos, memórias ou projeções. A felicidade emana de uma dimensão sem forma em nosso interior, de uma consciência maior de nossa existência e missão. Traz-nos uma vibração e compaixão maior por si mesmo, e consequentemente pelos outros. A felicidade em fim é una com quem nós mesmos somos.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup
Não deixe de compartilhar e incluir no comentário as suas dicas! A missão é grande e sua palavra pode fazer a diferença na vida de alguém!
Um abraço,
Caroline Fioravante

 

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

2015.02.25.Dicadelivro_poder do agora 2.3

Dica de Livro: O Poder do Hábito (Parte 2 de 3)

Eu gostaria muito que você tenha se convencido a iniciar a leitura deste livro: O …

Comente com o Face :)