Home / Coaching / ‘Não quero mudança…’ Não Leia este artigo!

‘Não quero mudança…’ Não Leia este artigo!

Pessoas em geral têm resistência à mudança. O que acho engraçado, é que se observarmos a mudança em si, é algo que nunca muda… Estamos constantemente em eterna mudança fisiológica quando crescemos, envelhecemos. Geograficamente estamos em constante movimento: o sol nasce e se põe todos os dias. Podemos dizer até que o que não muda nesta vida é a mudança!

 Sem tomar consciência disso, alguns são tão resistentes que eu costumo dizer que é complexo de Gabriela: você se lembrará da novela, baseada no clássico de Jorge Amado, em que Gal Costa nos embalava com seus tons agudos a cantar: “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu vivi assim, Gabriela…”. Alguns realmente acham, acreditam piamente, que não mudam! Como se mudar fosse algo negativo!

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Entenda que a resistência vem:

 – Do medo da perda, ou do desconhecido;

– Da sensação de não estar suficientemente preparado;

– De não querer criar ‘esforço’ para aprender ou se adaptar;

– De não querer correr riscos;

2014.05.29_‘Não quero mudança…’ Não Leia este artigo_2

Segue 3 dicas poderosas para potencializar o lado positivo da mudança, diminuindo a auto-resistência ou a resistência de terceiros:

1.Comunicação

Se você é a pessoa que está provocando a mudança, colabore com os que serão afetados. Uma comunicação clara, generosa e franca auxilia terceiro a entenderem suas necessidades;

2.FeedBack

As pessoas afetadas normalmente sentem a necessidade de desabafar. Ouça atentamente, sem julgamentos e interrupções. Normalmente só de dar a oportunidade do outro ser

ouvido atentamente já diminui a resistência.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

3.Participação

Sempre que houver possibilidade, dê aos terceiros afetados pela mudança possibilidade de participar de algumas definições dos processos. Não o exclua da adaptação das consequências, fazer com que ele se sinta útil e não excluído do novo, diminui e até anula a resistência.

 Se você mesmo tem resistência à mudança, lembre-se que o ser humano é um recurso ilimitado de potencial. Você tem o poder de mudar sua própria vida, para melhor, assumindo uma perspectiva positiva em relação aos seus sonhos.

 Para obter resultados surpreendentes com a mudança, seus objetivos devem estar claros e bem definidos, além de uma tomada de consciência sobre os seus recursos emocionais e materiais (e não o que outro pode fazer por você)! Um Coach pode te auxiliar neste processo! Tenho certeza que neste momento um mundo de possibilidades se abre, e você vai querer ser um agente de mudança contínua em sua vida, e sempre pra melhor!

Se você gostou do artigo, deixe seu comentário!

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Forte abraço,

Caroline Fioravante

 

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

Polêmica no Ar: O Coaching está sendo banalizado?

Muitas pessoas que conheço tem dificuldades em entender o que é afinal Coaching. Algumas delas, …

Comente com o Face :)