Home / Empreendedorismo / Ousar ou não Ousar: Reflita em 4 passos!

Ousar ou não Ousar: Reflita em 4 passos!

Muitas vezes em nossa vida profissional…

Sentimos uma necessidade de ousar! Este sentimento pode mesmo surgir, quando as coisas vão relativamente bem e estáveis.

Líderes e profissionais que buscam auto realização na profissão, sentem-se desconfortáveis quando os trabalhos entram na rotina, e não sabem exatamente se é a hora de arriscar. Um novo curso, um novo emprego, ou até empreender dentro ou fora do trabalho que você já tem!

Mesmo em empresas é muito comum, um empresário sentir vontade, ou mesmo necessidade de arriscar, seja isso um novo produto, um novo projeto, um novo sonho!

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Este momento, apesar de tenso, pode ser tratado de maneira mais confortável se você se permite ‘dar um tempo’ e refletir. Entrar em contato com o seu autoconhecimento, refletir sobre sua cultura organizacional é um excelente que poderá te indicar, de forma mais clara, se é a hora ou não de inovar!

2014.10.11_Ousar ou não_2

Mesmo que você opte por não ousar, agora terá uma visão mais clara do seu estado atual, podendo sair desta reflexão com um planejamento que o permitirá  algumas mudanças, com objetivo de se livrar deste desconforto pela rotina. Segue uma série de perguntas, que irão te guiar em sua reflexão: ouse ter um tempo pra você!

1)    Coloque tudo na balança

Quais as vantagens de ousar neste momento? Quais são os riscos envolvidos (resultados negativos que você não deseja)? O que pesa mais?

2)    Tenho alguma crença limitante?

Ou uma crença que me impeça de avançar? Sabe os momentos em que você quer inovar, e sua mente responde: “não posso”, “não consigo”, “não tenho recursos”, “estou aguardando (alguém ou algo acontecer?)”. Para cada limitação, crie uma solução possível. Pode ser um exercício diferente, ou até um desafio, mas experimente!

3)    Inovar neste momento vai de acordo com seus valores?

É ético e não prejudicará ninguém? Muitas vezes uma atitude não pensada, ou pouco planejada, pode trazer resultados negativos para pessoas que estão a nossa volta, até nossa família! E isso provavelmente não te trará satisfação em seu novo projeto, no decorrer da mudança. Se estiver na dúvida, converse com as pessoas que possam ser afetadas pela sua decisão. Com uma boa conversa você encontra aliados, e até parceiros para sua atitude ousada. Caso não haja transparência, ética, você pode colocar em risco seus relacionamentos.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

2014.10.11_Ousar ou não_3

4)    Esta atitude inovadora vai ajudar a alcançar seus objetivos e sonhos?

Se sim, já é sem dúvida um grande passo! Se não sabe exatamente qual seu objetivo a médio e longo prazo, talvez seja interessante parar e pensar sobre isso! Quando definir recomece o exercício. Porém, se esta ousadia em nada tem haver com seus objetivos, observe se esta vontade de inovar não seja uma insatisfação com outro aspecto da sua vida.

Às vezes não queremos encarar que uma área da nossa vida, ou do nosso desenvolvimento pessoas, não esta bem. Acabamos provocando mudanças onde não queríamos na realidade: pense nisso!

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Forte e abraço, e não esquece de me escrever nos comentários! Sua experiência pode sempre ajudar outra pessoa! 🙂

 

Caroline Fioravante

 

 

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

[AprendoCast] Ep 5: Porque Você Não Bate Meta?

É verdade que a maioria das pessoas já conhecem a importância de se ter metas, …

Comente com o Face :)