Home / Coaching / Polêmica no Ar: O Coaching está sendo banalizado?

Polêmica no Ar: O Coaching está sendo banalizado?

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Muitas pessoas que conheço tem dificuldades em entender o que é afinal Coaching. Algumas delas, nunca ouviram falar… Mas a maioria se declara ‘confusa’ com tantas informações! A realidade é que com o crescimento exponencial da profissão: em torno de 300%  em relação ao ano anterior (alguns apontam que é a profissão que mais cresce no mundo), utilizar a denominação Coach, virou moda!

Vamos apenas salientar alguns pontos: A tradução da palavra Coach do inglês significa ‘treinador’. Ou seja, qualquer profissional que desenvolva um conjunto de habilidades em terceiros, poderia se denominar Coach, certo? Gramaticalmente sim!

Mas o que vemos por aí, é uma utilização estratégica de comunicação e marketing. Utilizam-se da expressão para denominar treino, ensino, tutoria, consultoria. Eu sou a favor, e apoio qualquer trabalho que ajude o ser humano a se desenvolver, porém o Coach como profissional do Coaching, passa por uma formação específica!

São algumas horas de treinamento, muito investimento financeiro, horas de atendimento, ferramentas de auto-conhecimento, etc. Algumas escolas (como a minha) exigem inclusive que o aluno, para receber a certificação assine um Código de Ética.

A meu ver, a certificação, é só o começo! Como diria meu Mentor: é só o primeiro passo, sempre haverá muito a se desenvolver. Até porque se o desenvolvimento é um processo contínuo para os clientes, para os profissionais também!

Então se você procura um profissional Coach, não se envergonhe em perguntar se ele tem além de credenciais: experiência, horas de atendimento, qual experiência anterior, etc.

Até porque, venhamos e convenhamos,  muitas escolas também estão apelando para o Marketing, de ser uma profissão super rentável, que você ganha muito, trabalhando pouco, e ajudando pessoas… Tentador, não é mesmo? Mas esta outra polêmica, fica para um próximo vídeo!

>> Quero Ter Acesso a Outros Vídeos<<

Fico no aguardo dos comentários!

 

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

Um abraço,

Caroline Fioravante

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

licoes de lideranca que aprendi no millionaire mind intensive

7 Lições de Liderança que Aprendi no Treinamento de Milionários (Millionaire Mind Intensive)

Millionaire Mind Intensive. Neste vídeo eu compartilho com você as 7 Maiores Lições de Liderança …

Comente com o Face :)