Home / Coaching / Pratique o desapego em 3 passos, e seja feliz novamente!

Pratique o desapego em 3 passos, e seja feliz novamente!

Ter uma perspectiva positiva em relação aos acontecimentos da vida, não significa que não passemos por momentos dolorosos, ou mesmo ruins. Se permitirmos que os sentimentos negativos nos acompanhem por um tempo prolongado, podemos acabar nos identificando com este novo ‘estado’ e nos sentindo incapaz de sair dele.

Deste momento em diante, alguns preferem entrar em luta contra este sentimento, rejeitando-o, o que torna ainda mais difícil superá-los e podendo vir até à construir ressentimentos, feridas emocionais e traumas.

Aceitar a sua dor emocional é desapegar-se dela. Capacita para enfrentar o mau momento e focar a sua energia na cura, na melhoria, sem se sentir afogado pelo sofrimento emocional, permitindo que ele se vá.  Seguem 3 passos para praticar o desapego dos sentimentos negativos e retomar a alegria de sua vida!

2014.06.24_Pratique o Desapego_2

1. Saia da química da infelicidade

Quando julgamos que o momento de infelicidade tomou conta de nossa vida (mesmo que seja um momento muito difícil), normalmente a mente começa a tecer comentários ainda mais negativos a respeito de nós mesmos, e aí você entra num estado de química da infelicidade. Onde deixar-se influenciar por gatilhos mentais, só fazem estabelecer um ciclo de negatividade em relação a si mesmo, e ao mundo. Os pensamentos negativos devem ser combatidos com afirmações positivas, repita interiormente, em voz alta, externalize com frases escritas espalhadas pela casa! Por exemplo:  a) “Você é incapaz” x “Posso tudo, sou ilimitada!” b) “Nunca vai ser feliz x O que sinto é temporário, felicidade é minha essência.”.

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

2. Saia da resistência

Aceite que sentimentos negativos, também fazem parte de nós. Resisti-los só faz ampliar a sensação de mal estar. Aceite-os e conheça quais são os pensamentos que desencadeiam este mal estar.  Auto conhecimento permite que você encontre alternativas para lidar melhor com eles, e criar estratégias que contribuam para a melhora.

3. Observe as suas experiências

Não podemos deixar de sentir certos sentimentos que se manifestam em nosso corpo, nem evitar que certos pensamentos se desencadeiem. Evite julgamentos, e crie estratégias para lidar com eles. Lembre-se que você não é o que sente, nem o que pensa. A maioria destas sensações só está te remetendo a uma memória de dor… Você não está mais passando por este momento. Foque no que está fazendo neste momento, no momento presente: Se estiver trabalhando, trabalhe. Se estiver lendo, simplesmente leia.

Lembre-se sempre da dica 1: para cada pensamento negativo, substitua por um positivo… Isso pode virar um hábito, se você se permitir (mesmo que pareça meio bobo no começo). Quando perceber já está desapegando dos sentimentos negativos, e consciente de que nesta vida, tudo passa…

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

 

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

polemica

Polêmica no Ar: O Coaching está sendo banalizado?

Muitas pessoas que conheço tem dificuldades em entender o que é afinal Coaching. Algumas delas, …

Comente com o Face :)

  • Virgília

    Caroline, a clareza, simplicidade e doçura destas palavras, traduzem a eficiência destes belos ensinamentos! Fico grata!

    • carolinefioravante

      Querida Virgília! Obrigada pela partilha! Abraços desapegados, mas com muito amor, do além mar! Bjs