Home / Carreira / Você é Eficiente?

Você é Eficiente?

Você já dever ter ouvido…

E mesmo falado muitas vezes esta palavra, principalmente no mundo empresarial falamos em produtos eficientes, processos eficientes, mas e você? Você se considera eficiente?

Gostaria de compartilhar o significado linguístico desta palavra, que pode ser usada positiva ou negativamente:

Eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os planejados, ou seja, ser eficaz é alcançar suas metas. Já eficiência é alcança-las da melhor maneira possível, ou seja, buscar fazer cumprindo prazos, utilizando os melhores recursos disponíveis, ao menor preço, enfim, surpreender!

Claro que ser eficaz, ou simplesmente bater a meta, já é para poucos, além de ser um bom resultado! “Mas aqui entra o dilema em que ‘o bom é inimigo do ótimo”.

Ser eficaz é bom, ser eficiente é melhor ainda!

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

O que me surpreende é que muitas pessoas ‘se deixam pra lá’, ignoram a eficácia e eficiência que uma atitude positiva poderia produzir em suas vidas, e preferem focar nos dias ruins, nas fases ruins, e voilá! Parece que tudo vai piorando sistematicamente.

Infelizmente isso não é um privilégio, das pessoas ‘que não querem da vida’ ou ‘que não subiram na vida’. Esta atitude está em toda parte, em várias da nossa vida! Observe, você pode estar passando por uma fase destas!

many blue targets and three arrows reaching the center of the first one, image fading from blue to white with blur effect, horizontal format dedicated for a banner. Strategic marketing or business competitive advantage concept.

Mas entenda que “se deixar para lá”…

É agir de forma mediana ou negativa, em relação às ações que poderiam te trazer melhores resultados. E resultados ruins só irão fomentar a sua inércia, sua falta de vontade e disposição para no mínimo, fazer o que tem que ser feito, aquilo que você se comprometeu consigo mesmo e até com outras pessoas. Este reforço negativo, te faz entrar num ciclo vicioso, em que parece que ‘nada está dando certo”!

Enfim, meu conselho é parar tudo.

Se precisar, libere-se de compromissos antigos da melhor possível, se eles não fazem mais sentido para você! Caso contrário, replaneje-se, e simplesmente faça o que tem ser feito, da melhor maneira possível. Mesmo sem muita vontade! Lembre-se que da mesma forma, resultados positivos irão reforçar suas atitudes positivas, e isso só irá te ajudar a despertar este potencial, a desperta sua melhor versão! Logo você se sentirá motivado novamente, e cheio de energia, quem não se motiva a superar desafios?

Qual melhor dia para começar?

Hoje, porque não?! Excelente recomeço!

 

Assista á Palestras, Aulas e Entrevistas GRATUITAMENTE. Cadastre Seu e-mail e Receba Acesso á Área Vip Segredos de Liderança!

Close this popup

 Um abraço,

Caroline Fioravante

Sobre Caroline Fioravante

Caroline Fioravante é Coach certificada em Wake up Coaching, Coach Professional, e Trainer pela ISPC – Lisboa – Portugal. Co-Autora do livro “Estratégias para Pequenas e Médias Empresas”, pela Editora Ser Mais. Formada em Direito pela UFRN, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, além de cursos de Gerenciamento de Projetos, Técnicas de Melhoria de Processos pela FGV, Programa de Supervisão de Lojas – Grupo Freedman e Eneagrama. Atua como Consultora, Coach, Mentoring, além de realizar palestras e treinamentos sobre os mais diversos assuntos relacionados à liderança, planejamento estratégico, gestões de equipes eficazes, vendas e coaching.

Leia Também

[AprendoCast] Ep 4: O Chefe Bundinha

Conheça o chefe bundinha (você já deve ter tido um), e como não se tornar …

Comente com o Face :)